Dieta Cetogênica: Como Funciona e Benefícios para a Saúde
Descubra tudo sobre a dieta cetogênica neste guia abrangente. Aprenda como funciona, quais alimentos são permitidos, e os incríveis benefícios para a saúde, incluindo perda de peso e melhora do bem-estar. Ideal para iniciantes e aqueles que desejam explorar uma abordagem alimentar eficaz e saudável.
Apesar de seus esforços, os quilos extras continuam no mesmo lugar? Em vez de contar calorias, selecione os alimentos certos! A dieta cetogênica permite que você se livre do açúcar, reduza a fome e perca peso de forma rápida e sustentável. Como? Reduzindo drasticamente os carboidratos e aumentando a ingestão de gorduras (boas)!
Cardápio
Já a dieta cetogênica fornece uma quantidade limitada de proteínas (8%) e ainda menos carboidratos (2%).
Concretamente, o que tem no cardápio dessa dieta? Você pode escolher entre:
- Manteiga;
- Azeitonas;
- Abacates;
- Nozes;
- Ovos;
- Peixes;
- Frutos do mar;
- Carnes e aves;
- Queijos firmes (em quantidades limitadas);
- Vegetais de folhas verdes (espinafre, endívia, alface ...);
- Água, chás sem açúcar.
Como funciona?
A dieta cetogênica é uma dieta muito pobre em carboidratos e rica em gordura. A redução da ingestão de carboidratos coloca o corpo em um estado metabólico denominado "cetose", onde a gordura proveniente dos alimentos e do corpo é queimada para obter energia.
Alimentos permitidos
Nossa dieta geralmente os alimentos permitios são composto de 50% de carboidratos, 35% de gordura e 15% de proteína. A dieta cetogênica aumenta a parcela de gordura consumida para 90%!
Mas atenção: não se trata de qualquer gordura! Em vez disso, nos concentramos em alimentos que contêm gordura monoinsaturada (azeite, nozes, abacate) e gordura saturada (carne gordurosa, laticínios com alto teor de gordura). Sem esquecer o óleo de coco, particularmente recomendado.
Alimentos proibidos
Os alimentos permitidos, como iogurte natural, vinho, açúcar, café ou leite, podem ser consumidos com moderação.
Por outro lado, certos grupos de alimentos devem ser evitados. Cereais devem ser esquecidos (macarrão, arroz, cuscuz ...), legumes, frutas (exceto frutas vermelhas), chocolate, geléia, compotas ... E a lista está longe de ser exaustiva!
Efeitos colaterais
A dieta cetogênica está longe de ser uma dieta que você começa por capricho, para perder quilos antes do verão! Mesmo que efetivamente o ajude a perder peso, graças à sensação prematura de saciedade que provoca, as restrições que isso lhe impõe são particularmente difíceis de conviver no dia a dia.
Além disso, dadas as deficiências que pode causar, esta dieta requer contribuições adicionais de vitaminas, cálcio, potássio, etc. Caso contrário, pode causar dores de cabeça, náuseas e cansaço.
Não há dúvida, portanto, de embarcar nesta dieta sozinho. Em primeiro lugar, consulte o seu médico , para evitar correr riscos desnecessários para a sua saúde.