7 alimentos para evitar em uma dieta cetogênica
Quem quer perder peso para se sentir bem consigo mesmo ou por motivos de saúde sabe que nem sempre essa tarefa é fácil. Na verdade, o processo de emagrecimento pode ser repleto de armadilhas e às vezes forçar alguma frustração. Porém, o jogo vale o esforço.
A dieta cetogênica vem conseguindo cada vez mais adeptos nos últimos anos. Essa dieta da moda foi criada há mais de cem anos para tratar a epilepsia. Hoje, sua eficácia fez com que se tornasse uma dieta popular para muitas pessoas que desejam perder alguns quilos extras.
Como já sabemos, essa dieta é baseada no consumo majoritário de gorduras (70 a 90% da alimentação diária) e na baixa ingestão de carboidratos (10% da alimentação diária). Assim, a maior parte das calorias ingeridas durante o dia são fornecidas pelos lipídios.
Quando o corpo é privado de carboidratos, seu principal combustível passa a ser a ingestão de gordura. Ao reduzir os carboidratos em favor dos lipídios, procura-se estar em estado de cetose. Pode demorar 2 a 4 semanas, mas vale a pena o esforço.
Na verdade, muitas pessoas conseguiram perder vários quilos graças à dieta cetogênica. Este estado de cetose reduz o apetite fazendo com que consuma menos comida diariamente. No entanto, como qualquer dieta, a dieta cetogênica é baseada em alimentos recomendados e alimentos a serem evitados. Saiba mais sobre como funciona a dieta cetogênica.
Lista com 7 alimentos proibidos
Para permanecer na cetose, o monitoramento cuidadoso de sua dieta é essencial. Sabendo disso, vamos ver os 7 alimentos que devemos evitar ou limitar para uma dieta cetônica bem-sucedida.
1. Amidos e grãos
Pão, macarrão, arroz, batata, milho, quinua ou mesmo batata doce devem ser evitados. Além disso, grãos como milho, centeio, trigo sarraceno ou mesmo aveia são considerados muito ricos em carboidratos. Por exemplo, meia xícara de aveia contém 27 gramas de carboidratos e apenas 2 gramas de gordura. Além disso, uma xícara de trigo contém 32 gramas de carboidratos e 1 grama de gordura.
2. Alimentos doces e adoçantes
Biscoitos, cereais matinais, chocolate, bolos, mas também açúcar mascavo, xarope de bordo e mel devem ser evitados. Quando você consome esses alimentos, seu corpo se alimenta desses carboidratos e o estado de cetose tão esperado vai embora. Mesmo frutas e vitaminas naturais devem ser evitadas durante uma dieta cetogênica. Estima-se que uma colher de sopa de xarope de bordo fornece 14 gramas de carboidratos e 0 gramas de gordura.
3. Leguminosas
Embora o feijão vermelho, a lentilha ou mesmo o grão-de-bico tenham muitos benefícios para a saúde, eles devem ser evitados durante esta dieta. Muito ricos em amido e carboidratos, impedem o acesso à cetose. Na verdade, meia xícara de lentilhas contém 19 gramas de carboidratos e não contém gordura. Aqui está a lista de leguminosas a evitar:
- Feijões vermelhos
- Grão de bico
- Feijões pretos
- Lentilhas
- Ervilhas verdes
- Feijão-de-lima
- Feijão rosa
- Feijão branco
- Feijões
- Feijão Cornilla
4. Frutas
As frutas, assim como as frutas secas, são boas para a saúde e contêm muitos antioxidantes que previnem várias patologias. No entanto, eles ainda contêm carboidratos. Por exemplo, ½ xícara de abacaxi forneceria ao corpo 18 gramas de carboidratos e zero de gordura. Quanto às frutas secas, uma xícara pode conter até 57 gramas de carboidratos e apenas 3 gramas de gordura. Assim, é aconselhável evitar as seguintes frutas:
- Banana
- Abacaxi
- Mamão
- Maçã
- Uva
- Laranja
- Uva
- Manga
- Mandarin
- Sucos de fruta
- E claro, frutas secas.
Vejas quais são as frutas certas para emagrecer em dietas.
5. Vegetais
Os vegetais também são importantes para o corpo e fornecem fibras, vitaminas e minerais. Apenas, como parte de uma dieta cetogênica, vegetais que são ricos em carboidratos não são recomendados. Os vegetais a evitar são cenouras, beterrabas, alcachofras, batatas e salsifis. Isso ocorre porque essas raízes são ricas em amido e carboidratos e podem impedir que você atinja a cetose. Aqui está a lista de vegetais a evitar:
- Batatas doces
- Inhame
- Batatas
- Cenouras
- Beterrabas
- Parsnips
- Tomate cereja
6. Produtos lácteos
Produtos lácteos simples ou com baixo teor de gordura geralmente incluem carboidratos. Na verdade, os fabricantes podem optar por adição de açúcar para melhorar o sabor de certos produtos lácteos. Aqui está uma lista de produtos lácteos a moderar:
- Leite
- Queijo ralado
- Substitutos de manteiga com baixo teor de gordura
- Cream cheese com baixo teor de gordura
- Chantilly desnatado
- Iogurtes com baixo teor de gordura
7. Certos alimentos gordurosos
Mesmo que nessa dieta as gorduras sejam preferidas em detrimento dos carboidratos, é preciso optar por lipídios saudáveis. O óleo de coco, azeite de oliva, óleo de abacate e até óleo de noz de macadâmia são boas fontes de gordura para o corpo. Durante uma dieta cetogênica, esses óleos devem ser integrados em cada refeição. No entanto, certas variedades de óleos devem ser limitadas devido aos riscos que representam para o corpo:
- Óleo de soja
- Óleo de milho
- Óleo de semente de uva
- Óleo de amendoim
- Óleo de gergelim
- Óleo de girassol
- Óleo de cártamo
- Óleo de canola
As proteínas devem ser escolhidas com cuidado
A proteína deve ser incorporada nas suas refeições diárias, mas é aconselhável escolher fontes de proteína de boa qualidade. Assim, dê preferência às proteínas naturais, como frango e peixe caipira, e evite carnes processadas que são prejudiciais ao organismo. Saiba mais sobre a dieta da proteína e seu cardápio.
O álcool deve ser evitado
A maioria das bebidas alcoólicas contém açúcar e carboidratos que podem impedir que você atinja um estado de cetose. Aproveite esta dieta como uma oportunidade para parar de beber álcool e observe certas mudanças benéficas no corpo.