Tudo sobre a dieta da maçã como fazer, benefícios e desvantagens
Como muitas dietas existentes, a dieta da maçã vem direto dos Estados Unidos. Desenvolvido por uma nutricionista americana, ela promete nos fazer perder até 5 quilos por semana consumindo pelo menos 3 maçãs por dia. Qual é o método e quais são os benefícios? Veja as respostas.
Tammi Flynn, uma famosa nutricionista americana, foi quem criou a dieta da maçã, muito conhecida hoje em dia. Incapaz de fazer um de seus pacientes perder peso, ela a aconselhou a comer uma maçã antes de cada refeição para aumentar sua ingestão de fibras.
E uma semana depois, o paciente chega ao consultório com 3 quilos a menos. A nutricionista decidiu, portanto, criar uma dieta baseada no consumo de maçãs aliado a uma dieta de pratos balanceados.
E o resultado é definitivo. A maioria dos pacientes que seguem esta dieta voltam com uma perda de peso significativa após apenas uma semana. Alguns conseguem perder até 5 quilos por semana.
Como funciona?
Existem três variedades da dieta da maçã, dependendo dos objetivos e expectativas de cada indivíduo. Entretanto, a primeira versão (a menos calórica) não é recomendada, pois pode causar deficiências e fadiga. Consiste no consumo máximo de 1200 calorias por dia. Portanto, faz parte da família das dietas de baixa caloria.
- Café da manhã: Uma maçã, uma omelete e uma xícara de chá.
- Almoço: Uma maçã, peito de frango e uma tigela de legumes.
- Jantar: Uma salada de maçã e salmão grelhado.
Resultado
As maçãs são excelentes para sua saúde, pois elas contêm fibras e aumentam a saciedade. A idéia é comer a maçã e beber água ao mesmo tempo. A fibra incha no estômago e reduz instantaneamente a fome.
Esta dieta é muito prática, pois as maçãs estão disponíveis o ano inteiro e não são caras. Mas para que a dieta da maçã funcione, você precisa beber pelo menos 10 copos de água e caminhar pelo menos 20 minutos por dia.
A perda de peso será inevitavelmente, porque mais uma vez somos lembrados de que a dieta da maçã é uma dieta de baixa caloria. Ele defende a ingestão de menos calorias do que o recomendado como parte de uma dieta saudável e balanceada. Mas cuidado com o efeito iô-iô!
Desvatagens
Como em todas as dietas, não é impossível recuperar o peso perdido quando a dieta é interrompida. Além disso, pode se tornar rapidamente cansativo, pois o consumo de alimentos permanece o mesmo todas as semanas.
Finalmente, a dieta de maçã não é perigosa para sua saúde, desde que você siga uma dieta de maçã de 3 dias ou 4 dias. Entretanto, é aconselhável conversar previamente com um médico para ter certeza de que a dieta é adequada para você. Além disso, você corre o risco de apresentar deficiências calóricas.
A dieta da maçã é, portanto, mais uma desintoxicação do que uma dieta de emagrecimento!