
DASH significa Dietary Approach to Stopping Hypertension (Abordagem Alimentar para Parar a Hipertensão). Esta dieta saudável foi desenvolvida para reduzir a hipertensão, com resultados visíveis a partir da segunda semana.
Mas o que a dieta DASH realmente envolve? Aparentemente, é uma dieta rica em frutas e vegetais, produtos lácteos, cereais e pobre em açúcar. O resultado: a pressão arterial cai após alguns dias.
Para quem é a dieta DASH?
Recomendada especialmente para pessoas com pressão alta, a dieta DASH ajuda a manter um peso normal e a eliminar o excesso de peso. Deve-se notar que esta dieta é igualmente válida para pessoas mais velhas e mais jovens.
Esta dieta é, portanto, adequada para quem quer perder peso de forma saudável e, ao mesmo tempo, baixar a pressão arterial.
É claro que, como qualquer programa de emagrecimento, ele também é acompanhado por esporte para obter o máximo de resultados.
A dieta DASH realmente funciona?
Uma dieta saudável com pouco sal pode de fato baixar a pressão arterial, é um fato. A evidência mais conclusiva de que uma determinada dieta pode ajudar a controlar a pressão arterial veio de dois estudos clínicos conduzidos pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos.
Um primeiro estudo, em 1997, mostrou que a pressão arterial diminuía significativamente com uma dieta pobre em gordura, mas rica em frutas, vegetais e laticínios com pouca gordura.
Essa dieta pode prevenir e, em alguns casos, reduzir a hipertensão com a mesma eficácia que com medicamentos. Os resultados foram vistos após 2 semanas e continuaram a ser sentidos 8 semanas depois.
Alimentos Permitidos
- Frutas e vegetais sazonais
- Grãos inteiros
- Leguminosas
- Produtos frescos
- Aves e peixes
- Produtos lácteos desnatados
- Azeite e óleo de colza
- Sementes oleaginosas
- Especiarias e aromáticos
Alimentos Proibidos
- Refeições preparadas e alimentos processados
- Cereais refinados
- Produtos doces
- Sal e produtos salgados: conservas, queijos, produtos defumados, etc.
- Carne vermelha
- Frituras e pão
- Manteiga
- Álcool
- Refrigerantes
- Preparações industriais: biscoitos, bolos, doces, tortas, etc.
Cardápio

A dieta DASH promove a perda de peso, aumenta o efeito da saciedade, reduz os níveis de colesterol ruim, regula o açúcar no sangue e reduz a pressão arterial. Por outro lado, é deficiente em gorduras essenciais (ômega 3 e ômega 6) e definitivamente é proibido comer fora.
Café da manhã
- Uma xícara de chá sem açúcar;
- 1 tigela de leite sem gordura;
- 1 kiwi;
- 1 fatia de pão integral com purê de amêndoa.
Almoço
- Salada de alface com nozes e acompanhada por um fiozinho de óleo de nozes e vinagre balsâmico.
- Camarão frito com brotos de feijão frescos (temperado com especiarias como nozes, gengibre, pimenta e etc...e sem sal).
Jantar
- Sopa de vegetais verdes sem tempero.
- 1 iogurte natural.
Lanches
- Comer 1 fruta entre o café da manhã e o almoço e / ou entre o almoço e o jantar.
Observe, no entanto, que como em qualquer dieta, é preferível conversar com um profissional de saúde antes de iniciá-la.