Pão engorda, faz mal? veja como o pão interfere na sua dieta
Pão engorda? Devemos preferir o pão de cereais à famosa baguete tradicional? Como saber se você está consumindo pão demais? O pão torrado é prejudicial? Para (finalmente) responder a todas essas perguntas, fizemos um levantamento geral, tudo sobre o pão.
Para começar, o pão não faz mal a saúde como todos os outros alimentos, não é perigoso para as pessoas saudáveis, se estiverem atentos aos seus apetites. Mas cuidado com os pães recheados e os pães "chiques" (como as roscas) que contêm muitos aditivos.
Não é necessário proibir estas variedades de pão, mas podemos torná-los excepcionais na nossa alimentação, assim teremos menos impacto na nossa saúde.
Além disso, as pessoas que devem prestar atenção ao açúcar no sangue, que estão acima do peso ou as que têm dificuldade em controlar o apetite devem evitar o consumo de pães industriais. Eles não são saciantes. E trarão imediatamente um pico de açúcar no sangue. Esse pico pode causar uma sensação de fome e ânsias de petiscar.
Importante lembrar que o pão pode ser prejudicial para os diabéticos tipo 2. Não é proibido, mas é preciso ter muito cuidado. Para evitar o pico glicémico - que pode ser realmente perigoso para eles - o conselho é comer pão rico em fibras, como pão integral, ou rico em gordura, como pão de semente. Nesse caso, também é importante acompanhá-los sempre com frutas ou laticínios.
Pão engorda?
Devemos admitir: esta questão, todos nós nos perguntamos pelo menos uma vez. E por um bom motivo: o pão é alvo de muitas polêmicas. No entanto, os especialistas põe rapidamente fim ao debate: Não, o pão não engorda. É o comportamento que temos em relação ao pão que deve ser monitorado.
O pão é um amido, então se você comer no almoço ou no jantar, além da refeição que era esperada, você supera suas necessidades nutricionais. Então, inevitavelmente, você ganha peso. O pão pode engordar, mas só se for consumido além de nossas necessidades nutricionais.
Mas certos alimentos podem mascarar a sensação de saciedade e, portanto, causar esse consumo excessivo, como pão branco ou pão de sanduíche. Essas variedades de pão são mais fáceis de mastigar e ingerir, por isso fica menos óbvio se sentir saciado.
Por outro lado , quando se come um pão mais seco, como o pão de centeio ou o pão integral, a mastigação demora mais e os sabores podem ser menos doces. Portanto, comemos - inconscientemente - um pouco menos e podemos evitar os excessos.
Qual é o melhor pão para saúde?
Não existe variedade de pão superior às outras. Por outro lado, é importante variar, alternar, nem sempre comer os mesmos tipos de pão todos os dias. O mais importante é fazer as escolhas certas para você, escolhas que se adaptem à sua fisiologia.
Mas, se o pão for parte integrante da refeição e for realmente o único amido (para um lanche por exemplo), recomenda-se um pão de cereais. Oferece sabores, vitaminas e boas gorduras.
Outro conselho? É importante escolher sempre um pão de qualidade, ou seja, um pão que contenha pouquíssimos ingredientes: água, sal, fermento e farinha de trigo.
Comer muito pão: quais são as consequências?
Geralmente sentimos algum desconforto quando comemos muito pão. Isso pode se manifestar por inchaço (especialmente para pessoas sensíveis ao glúten) ou por fome precoce.
Nesse caso, basta ouvir a si mesmo, reduzir o consumo e, muito provavelmente, mudar a variedade do pão. Como regra geral, meia baguete de pão por dia, como parte de uma dieta equilibrada, pode ser perfeitamente suficiente para um adulto.
Torrada, boa ou má ideia?
Resta uma questão: e a torrada? Não é aconselhável comer comida torrada a toda a hora porque contém partículas tóxicas. E estas partículas podem oxidar no corpo. No entanto, não há realmente nenhum risco para a saúde se se permitir comer um pouco de vez em quando durante uma refeição. No entanto, é obviamente preferível torrada industrial do que torrar o próprio pão.