Saiba quais alimentos para combater o inchaço da barriga

Você come e sua barriga incha como um balão? O inchaço aparece logo após o almoço ou jantar? As razões (além da constipação) podem ser muitas. Se você está sofrendo com inchado estomacal, pode ser devido a problemas digestivos. Se o seu intestino produz muito gás, o inchaço aparece.

Imagem ilustrativa de Inchaço da barriga

Se há alimentos que fazem o estômago inchar, outros têm o efeito oposto. Certas categorias de alimentos são realmente capazes de reduzir a sensação de inchaço. É o caso das ervas aromáticas.

Salsa, cebolinha ou tomilho são ervas frescas que têm a capacidade de esvaziar o estômago.

As frutas também fazem maravilhas para limitar a retenção de água porque são encharcadas e, portanto, muitas vezes diuréticas. Além disso, seu teor de fibras melhora o trânsito e, portanto, a sensação de inchaço.

Por fim, pode apostar no iogurte rico em probióticos e, portanto, essencial para o bom funcionamento da flora intestinal.

De qualquer forma, é melhor dar preferência a frutas e vegetais cozidos durante esse período, além de limitar o consumo de açúcar (incluindo refrigerantes). E lembre-se de ter tempo para mastigar os alimentos para não sobrecarregar o estômago!

Porque a barriga fica inchada?

Os motivos para aparecer a famosa barriga inchada, ou aquela sensação de gaz preso no estômago, são diversas. Durante a gravidez, o inchaço é novamente muito comum. Neste caso, o motivo do inchaço na barriga é hormonal. A barriga inchada também pode ser uma síndrome pré -menstrual. Muitas vezes acontece que, antes da chegada das regras, a barriga incha. Nada de anormal então.

Se, por outro lado, o problema persistir, não hesite em consultar um profissional de saúde.

Remédios da vovó para desinchar a barriga

Se você se sentir inchado, não hesite em preparar uma infusão de alecrim. Algumas folhas em um copo de água quente, deixe em infusão e consuma a mistura após a refeição.

A digestão será facilitada e seus intestinos aliviados.

Outro remédio da avó? Bicarbonato de sódio. Um verdadeiro produto milagroso, também é recomendado se você tende a ter um estômago inchado. Uma pequena colher de chá diluída em um copo antes de tomar sua refeição e você evitará digestões difíceis.

NOTA: Mas tome cuidado: se você tem problemas renais ou cardíacos, evite!

Beba água para esvaziar a barriga

Quanto mais tempo o bolo alimentar permanece no sistema digestivo, mais ele tende a fermentar. Isso resulta na produção de gás, que dilata o intestino e faz a barriga inchar ... 

Você pode resolver este problema hidratando-se suficientemente todos os dias: beba pelo menos 1,5 litro de água (ou mais se você for atlético) para acelerar o trânsito intestinal , de preferência entre as refeições e não durante as próprias refeições.

Mude sua dieta para evitar inchaço

Uma barriga inchada pode ser simplesmente devido a uma dieta muito rica em alimentos que fermentam rapidamente no sistema digestivo.

A solução: limitar o consumo de repolho, alho, cebola, pimenta, alimentos muito gordurosos (ex.: pratos com molho, frituras, frios, pastéis), leite integral, queijos fortes (ex.: Munster, vegetais crus e frutas cruas.

Por outro lado, prefira carnes magras e peixes, leite semidesnatado ou desnatado, cereais, legumes e frutas cozidas.

Exercício para soltar o estômago

E se o seu problema de barriga inchada estivesse ligado a um relaxamento da sua parede abdominal?

Nesse caso, a melhor solução seria fazer mais atividade física, privilegiando exercícios abdominais e esportes que fortaleçam os músculos da parede abdominal, como a ginástica.

A psicoterapia também pode ser benéfica em casos de estresse muito alto.