Tudo que você precisa saber sobre açúcar
Não devemos comer muito doce. Sim, mas um chá simples ou um café com açúcar pode? Comer menos gordura, então é melhor para sua saúde? Se tem baixo teor de açúcar, tem menos calorias? Avaliamos os bons usos do açúcar em nossa dieta. E principalmente nos benefícios para nossa saúde.
O principal problema do açúcar é que ele pode ser encontrado em todos os lugares. Em doces, claro, mas também em pratos preparados, molhos tipo ketchup ou preparados à base de frutas.
Chega a ser assustadora a quantidade de açúcar na nossa comida: 7 cubos para uma lata de refrigerante, 2½ para um hambúrguer de fast food, 6 em uma barra de chocolate. Resumindo, o suficiente para colocar os rótulos das comidas de supermercado mas em vista.
A propósito, pouca importância nas terminologias: Light, significa um produto cujo as quantidades de açúcares foram reduzidas, Diet significa onde o açúcar foi substituído por um adoçante.
Os efeitos do açúcar na saúde
Comer muito açúcar acarreta muitos riscos à saúde. Pode ser uma doença facilmente tratada, como cáries. Mas também pode levar a doenças perigosas e até fatais, como doenças cardiovasculares.
- Os açúcares perturbam a flora bacteriana e promovem a azia.
- Acentuam a constipação e às vezes são a causa da fadiga crônica.
- Vários estudos estabeleceram ligações diretas entre as doenças cardiovasculares e os açúcares.
- Aumentam os triglicerídeos e o colesterol.
- Eles podem promover o envelhecimento prematuro da pele e patologias oculares.
Os açúcares brancos também esgotam nossas reservas de cálcio, magnésio ou cromo, o que ajuda a prevenir o diabetes. Assim, contribuem para o diabetes tipo 2. Saiba mais sobre: medicamentos para tratamento do diabetes injetáveis.
Sem falar no estrago que causa na silhueta!
Aspartame e outros adoçantes: quais alternativas ao açúcar branco?
A principal vantagem dos adoçantes, incluindo o famoso aspartamo ou aspartame, é seu forte poder adoçante. Para um pequeno número de calorias, 0,2kcal para 20kcal de um cubo de açúcar, os adoçantes dão um sabor a bebidas e sobremesas muito semelhantes à sacarose (nome verdadeiro do açúcar).
Substituindo seus iogurtes doces por iogurtes sem açúcar, sua goma de mascar ou sua coca por sua versão light ou zero, você minimiza sua ingestão de calorias. O que não significa que o açúcar falso o faça perder peso!
A armadilha de usar substitutos do açúcar é adicionar outras substâncias para realçar o sabor dos alimentos. 0% de açúcar mas + 30% de gordura.
E ao contrário do que se possa pensar, os adoçantes não são cancerígenos: É a OMS (Organização Mundial da Saúde) que diz isso.
Por outro lado, esteja ciente de que os adoçantes causam inchaço e podem perturbar o sistema intestinal.
Açúcares naturais para adoçar
Se o aspartame e seus congêneres não o atraem, você pode recorrer a alternativas mais saudáveis de açúcar.
- A estévia, por exemplo, vem de uma planta com o mesmo nome e dá um sabor que se aproxima do açúcar branco.
- A frutose é um açúcar encontrado naturalmente na fruta, no xarope de agave ou no mel. Ela tem um poder de adoçar maior do que a sacarose, portanto pode-se usar menos.
Sua maior desvantagem? é ser mais caro do que o açúcar branco normal.
Sem abrir mão do açúcar, você pode adoçar seu chá com açúcar em grão integral. Provém da cana de açúcar e foi menos refinada que o açúcar branco ou marrom.
Com vantagens: retém todas as suas virtudes nutricionais, como as vitaminas B. Você pode encontrá-lo principalmente em lojas orgânicas.
Saiba mais sobre: os tipos de adoçantes naturais para substituir o açúcar.