Dieta Flexível Tudo sobre a dieta IIFYM
A dieta flexível IIFYM encontra muitos seguidores, por ser uma dieta fácil de adaptar no estilo de vida atual. Então, o que exatamente é a dieta flexível IIFYM? Como ter sucesso? Quais são as vantagens ? E quais são as desvantagens? Confira tudo antes de começar esta dieta da moda!
A abreviatura "IIFYM" refere-se ao termo em inglês "If It Fits Your Macros", que significa: "Contanto que corresponda à sua cota de macros".
Mas o que são macros? Macros, referem-se a macronutrientes, nomeadamente carboidratos, gorduras e proteínas.
A ideia? Durante a dieta flexível IIFYM, você pode comer o que quiser (até mesmo um hambúrguer ou uma pizza, por exemplo), desde que respeite a proporção necessária de macronutrientes por dia.
Para saber a proporção apropriada de macronutrientes, você deve realizar vários pequenos cálculos. Em primeiro lugar, você precisa conhecer seu metabolismo basal, ou seja, seu gasto energético mínimo diário.
Cálculo de Macros
Para encontrá-lo, você deve seguir uma fórmula específica de acordo com seu gênero.
- Para mulheres: 10 x peso (em kg) + 6,25 x altura (em cm) - 5 x idade (em anos) - 161.
- Para homens: 10 x peso (em kg) + 6,25 x altura (em cm) - 5 x idade (em anos) + 5.
Em seguida, você precisa identificar suas necessidades calóricas diárias. Basta multiplicar sua taxa metabólica basal por 1,2 (se você tem um estilo de vida sedentário) ou por 1,55 se você se exercita regularmente.
Finalmente, depois de calcular sua necessidade calórica em quilogramas, você poderá saber sua proporção de macronutrientes. Você simplesmente terá que encontrar uma calculadora de macronutrientes na Internet, e inserir sua necessidade calórica (em kg). Alguns até permitem que você execute rapidamente todos os cálculos indicados anteriormente!
Como fazer?
Mas então, por quanto tempo você pode praticar uma dieta flexível? Não há precisão em relação a essa dieta. Mas nunca se deve passar de três semanas de dieta restritiva. Cuidado, esta regra deve ser respeitada para evitar deficiências nutricionais.
Benefícios
Em primeiro lugar, a dieta flexível IIFYM é uma dieta rica em proteínas e pobre em gorduras, e como sabemos, uma dieta pobre em gorduras, se bem feita, pode nos permitir emagrecer. Na verdade, durante esta dieta, mesmo que possamos consumir o que queremos, contamos principalmente com carne, peixe ou ovos. Essas escolhas alimentares facilitam a perda de peso.
Além disso, a dieta IIFYM pode ser muito interessante para públicos informados, como atletas e esportistas. Essa dieta pode, de fato, fornecer-lhes uma dieta flexível.
No entanto, nenhum estudo científico foi feito sobre esse tipo de dieta. Portanto, ainda é muito difícil saber os efeitos positivos dessa dieta.
Desvantagens
O principal risco é que o praticante não entenda como funciona essa dieta. Na verdade, a dieta flexível é muito restritiva, pois é necessário calcular o número de macronutrientes a consumir a cada dia de acordo com sua idade, seu peso, seu tamanho, seu nível de atividade física e seus objetivos. Para ter sucesso, é portanto é preciso ser rigoroso (não errar nesses vários cálculos) e, acima de tudo, ser muito diligente!
Outra desvantagem? Ressalta-se a importância dos macronutrientes para o sucesso da dieta flexível IIFYM, mas os micronutrientes (vitaminas, minerais e oligoelementos) não são considerados. No entanto, são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Finalmente, esse tipo de dieta é muito pobre em fibras. Portanto, pode causar distúrbios do trânsito intestinal.
Para evitar erros, não hesite em entrar em contato com um nutricionista antes de iniciar sua dieta. Um especialista pode orientá-lo, sugerir menus específicos do IIFYM e, acima de tudo, dar-lhe conselhos perfeitamente personalizados!