Picante, mas emagrecedora! Saiba porque a pimenta-caiena atua no controle do peso
Pimenta caiena, pimenta de caiena ou pimenta de cayenne é uma variedade de Capsicum annuum e deve o seu nome a cidade de Caiena (Cayenne) na Guiana Francesa (bem ao norte da América do Sul, nossa vizinha limítrofe).
O fruto da pimenta caiena quando seco e moído é usado como condimento picante em muitas culinárias dos mais diversos países, como índia, Estados Unidos e México. Estudos científicos comprovam que este condimento é um analgésico natural, tendo eficácia comprovada na redução da dor e, o que nos interessa mais ainda, na redução de gorduras corporais e na manutenção do peso ideal.
Você sabia que esta especiaria, usado há séculos na comida, esconde propriedades interessantes que ajudam a perder peso? Se você se atreve a colocar um toque picante e aromática a dieta, você vai descobrir algumas razões para comer pimenta caiena mais do que como um prato exótico ou típico.
Na busca de perder peso, muitas pessoas recorrem a remédios naturais como limão ou gengibre. Embora eles são bons, dieta pimenta caiena tem provado ser um pouco ainda melhor.
Só para se ter ideia do fundamento, basta ver um estudo do American Journal of Clinical Nutrition revelando que a pimenta-caiena inibe o apetite, queima mais calorias e aumenta o metabolismo. Tudo isso porque a pimenta contém capsaicina, um ingrediente que gera um efeito termogênico no corpo, isto é, a temperatura corporal aumenta, nos exige mais exercícios físicas e assim acelera o processo de emagrecimento.
Os benefícios da pimenta caiena na sua dieta de alimentação
Quando o corpo recebe o aumento das despesas de energia, elimina toxinas e queimar calorias. Outra investigação, agora realizada pelo British Journal of Nutrition, recomenda consumir mais de duas vezes por dia a pimenta caiena em uma medida de colher de chá (ou seja, o seu pó moído).
O que você pode adicionar em suas saladas ou chá com sumo de limão para ter um efeito desintoxicante é também este mesmo pó da pimenta caiena. Mas vale lembrar, atenção, que ela é contra-indicada em pessoas com problemas gastrointestinais, mulheres grávidas e aqueles que tomam aspirina. Abaixo segue um resumo de todas as propriedades saudáveis da pimenta caiena na redução do peso e na melhoria da qualidade de vida.
1. A ativação do metabolismo
a pimenta-caiena, bem como outras especiarias quentes, é atribuído o efeito de ativação do metabolismo que, assim, aumenta o consumo de calorias e acelerar a queima de gordura. Na verdade, pimenta caiena tornou-se um ingrediente extra em muitas dietas justamente por sua força metabolizadora.
2. Ajuda na digestão
Esta pimenta auxilia no aumento da produção de ácido gástrico e ajuda a a digestão a ser mais bem regularizada. Ao mesmo tempo, ela melhora o trânsito intestinal, preveni a prisão de ventre e evita inchaços abdominais.
3. O aumento da temperatura hormonal
A pimenta-caiena é atribuído um efeito termogênico, aumentando a temperatura do corpo e ativando o metabolismo, o que impede que o corpo acumula mais gordura devido.
4. Fornece antioxidantes
Esta pimenta também é uma excelente fonte de antioxidantes e nós não devemos esquecer o quanto isso é importante para monitorar o envelhecimento precoce. Ela ainda é boa para regular o colesterol e para ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a circulação sanguínea.
5. Elimina toxinas
E para purificar e eliminar toxinas, a pimenta caiena é uma ótima pedida. Junto a um copo de água quente com limão, em jejum, você pode adicionar uma pitada de pimenta caiena para reforçar o seu efeito de desintoxicação. Você também pode preparar uma xícara de chá verde e adicionar algumas gotas de suco de limão e uma pitada de pimenta caiena que os resultados serão animadores.
Gostou das dicas e quer uma receita prática de como usar a pimenta caiena no seu dia a dia? Segue então o Chá queima barriga baseado na pimenta caiena como seu melhor ingrediente.
Receita do Chá de Pimenta queima barriga
Ingredientes
- 1 colher de chá rasa de pimenta caiena em pó;
- 1 colher e meia de sopa de gengibre cortado em pedaços pequenos;
- 1 colher de chá de açafrão da terra em pó;
- 1 limão thaiti cortado em oito partes;
- 4 cravos;
- 4 paus de canela;
- 300ml de água.
Modo de preparo
Leve a fervura a água e jogue os ingredientes. Misture bem e apague o fogo. Tampe a panela e deixe repousar por 5 minutos. Coe o conteúdo e beba junto com uma refeição. Pode ser tomado até duas vezes ao dia.
Pimenta Caiena em Cápsulas
Pimenta caiena em cápsulas é uma forma segura de ingerir a substância, sem o risco de exceder na quantidade e também uma boa alternativa para quem não aprecia o sabor picante do tempero.
Onde Comprar
Pimenta caiena onde comprar atualmente é possível encontrar em lojas de produtos naturais, academias e principalmente em lojas através da internet.
DICA FINAL: No verão pode ser consumido frio. Se for adoçar, usar estévia.