Um estudo quebra o mito dos benefícios do café da manhã farto para perda de peso
A teoria é que é durante o café da manhã podemos comer mais, sem nos preocupar com as calorias, para fazer refeições decrescentes ao longo do dia . Esta seria a maneira perfeita de se livrar dos quilos indesejados. Mas um estudo escocês retorna a esse mito.
Muitas vezes ouvimos que é melhor escolher o café da manhã para ser a refeição mais saudável e rica em calorias, porem uma nova pesquisa acaba de revelar que comer mais no café da manhã concentrando sua ingestão de calorias no início do dia não teve efeito na perda de peso, mas pode permitir que as pessoas em dieta reduzam a sensação de fome ao longo do dia, conforme relatado pelo Daily Mail, de acordo com um estudo publicado na Cell Metabolism.
O princípio é que acumulamos calorias durante a primeira refeição para ter o dia todo para gastá-las. Para descobrir se essa ideia foi demonstrada cientificamente, os pesquisadores estudaram 30 pessoas, com sobrepeso ou obesidade. Eles tiveram que fazer duas dietas por um mês de cada vez.
Havia quatro semanas de refeições de alto teor calórico pela manhã, com o resto do dia mais leve, e quatro semanas, inversamente, de refeições de alto teor calórico à noite. Todos, portanto, tiveram ambos os tipos de dieta por um total de 8 semanas. A dieta balanceada foi dividida em três: 30% de proteína, 35% de carboidratos e 35% de gordura.
O resultado não confirmou que o café da manhã saudável permitia perder peso em particular. As análises mostraram que, em média, os participantes perderam 3 quilos para cada uma das dietas. Por outro lado, um café da manhã farto permitiu saciar melhor, sentir menos vontade de comer durante o dia, observa o estudo.
O café da manhã evita lanches, mas podemos passar sem ele
É mesmo neste ponto que os nutricionistas insistem quando falam dos benefícios do café da manhã. O objetivo: tomar um café da manhã completo para não lanchar pela manhã, até as próximas duas refeições do dia. Isso é possível, desde que obtenha os nutrientes essenciais. Ou seja, uma quantidade suficiente de proteína, “açúcares bons”, “gorduras boas”, fibras , no almoço e no jantar.