Dieta low-carb o que comer e evitar

Uma dieta low-carb refere-se a quando uma pessoa corta o consumo de carboidratos e, em vez disso, consome proteínas, gorduras saudáveis e vegetais. Ajuda na perda rápida de peso, reduzindo a vontade de comer, enchendo um facilmente através da substituição dos hidratos de carbono por proteínas.

Imagem ilustrativa de dieta low carb

Com tal variedade de dietas à nossa disposição, é sempre difícil escolher uma e rolar com ela. As dietas de baixo teor de carboidratos também fazem parte destas dietas, que vêm com a moda da perda de peso.

Uma dieta pobre em hidratos de carbono refere-se a quando uma pessoa corta o consumo de hidratos de carbono e, em vez disso, consome proteínas, gorduras saudáveis e vegetais. Ajuda na rápida perda de peso, reduzindo a vontade de comer, preenchendo facilmente um com a substituição dos hidratos de carbono por proteínas.

1. O que são Carboidratos?

Os carboidratos (hidratos de carbono) são um dos principais tipos de alimentos de que precisamos para o bom funcionamento do corpo. Quando consumimos carboidratos, o nosso corpo quebra-os para adquirir energia a partir deles. Quando o corpo não precisa desses hidratos de carbono imediatamente, armazena-os nos nossos músculos e fígado. Quando estes carboidratos armazenados ficam por utilizar durante muito tempo, o nosso corpo converte-os em gorduras.

2. Dieta de baixo teor de carboidratos

A dieta pobre em hidratos de carbono pode incluir muitos tipos diferentes de dietas e pode levar à perda de peso. Embora não seja necessário contar as calorias aqui, é necessário consumir alimentos inteiros que nutrem, completam e enchem um.

A perda de peso através de dietas com baixo teor de hidratos de carbono é eficaz porque reduz o seu apetite. Acaba por comer menos calorias sem sequer sentir fome, uma vez que a proteína e a gordura o enchem.

Uma dieta pobre em hidratos de carbono também acelera o processo de perda de peso nos primeiros seis meses, e ajuda-o a perder peso mais rapidamente, se é disso que precisa.

A base de uma dieta pobre em hidratos de carbono é comer alimentos ricos em proteínas como carne, peixe e ovos ou tofu, soja e leguminosas, se for vegetariano ou vegan. Proteínas associadas a gorduras naturais como manteiga, nozes, sementes e óleos, juntamente com vegetais verdes de folhas, compõem o que se deve comer numa dieta pobre em hidratos de carbono.

É preciso ter em mente para evitar alimentos carregados de açúcar e amido como pão, arroz, batatas, frutas, chocolates, refrigerantes, etc. Aqui está um guia detalhado dos alimentos a comer e a evitar.

3. Alimentos que se podem comer

1. Carne: Frango, borrego, carne de porco e de vaca, todos fazem parte desta categoria. Estes são alimentos ricos em proteínas que o ajudam a sentir-se cheio e a satisfazer a sua fome.

2. Peixe e frutos do mar: Salmão, cavala, truta, arinca e sardinha são ricos em gorduras saudáveis e podem beneficiar-vos devido ao seu conteúdo em ómega 3.

3. Ovos: Os ovos em qualquer forma - seja omelete, cozidos, mexidos ou fritos, são ricos em proteínas bem como em gorduras. Os ovos ricos em ómega-3 ou pastados são também boas escolhas.

4. Vegetais: Vegetais verdes de folha como alface, couve-flor, couve, brócolos, espinafres juntamente com zucchinis, brinjals, pepinos, cenouras, cogumelos, cebolas e tomates são pobres em hidratos de carbono. Os legumes que crescem acima do solo devem ser a escolha a consumir.

5. Produtos lácteos: Leite, iogurte, manteiga, queijo e natas podem ser consumidos sem qualquer hesitação. Pode consumir as versões gordas completas destes sem qualquer compromisso. Evite produtos com baixo teor de gordura e sabor, mantendo-se atento ao "açúcar adicionado".

6. Frutos de casca rija e sementes: Nozes como amêndoas, nozes e cajus são ricos em gorduras e sementes como sementes de girassol também podem fazer parte da sua dieta. Manteigas de nozes como a manteiga de amendoim também podem ser consumidas.

7. Óleos: Pode utilizar óleo de coco e azeite de oliva nos seus alimentos enquanto segue uma dieta pobre em hidratos de carbono.

8. Frutas: Frutas pobres em hidratos de carbono como maçãs, laranjas e morangos podem ser consumidas e isso também com moderação. Frutas como a banana precisam de ser evitadas.

4. Alimentos a evitar

1. Açúcar: O açúcar tem de ser altamente evitado presente em produtos como chocolates, gelados, refrigerantes ou sumos, bolos, pastelaria, cereais de pequeno-almoço, pãezinhos e candys. Tenha cuidado com os produtos com adição de açúcar e não os consuma. Os adocantes artificiais também devem ser evitados.

2. Amido: Trigo, farinha, cevada, arroz são todos cereais refinados com elevado teor de carboidratos que devem ser evitados. Pão, massa, muesli, papas e pãezinhos também têm de ser evitados.

3. Vegetais com alto teor de hidratos de carbono: Batatas e feijões são alguns dos vegetais ricos em hidratos de carbono que têm de ser evitados. Quase todos os vegetais subterrâneos como batata doce, milho, inhame, abóbora são ricos em hidratos de carbono e devem ser evitados.

4. Frutas: Enquanto as frutas que são na sua maioria bagas podem ser consumidas, outras frutas como bananas, mangas, uvas e ananases são ricas em hidratos de carbono e açúcar, o que deve ser evitado.

5. Gorduras trans: Óleos hidrogenados ou óleos vegetais, alguns tipos de pipocas e alimentos rápidos fritos contêm gorduras trans que são insalubres e não devem ser consumidas.

6. Produtos altamente processados e com baixo teor de gordura: No seu esforço para perder peso, não evite as gorduras escolhendo produtos com baixo teor de gordura. Os alimentos altamente processados são carregados com açúcar e hidratos de carbono que precisam de ser evitados.

Bibliografia

https://timesofindia.indiatimes.com/life-style/health-fitness/diet/low-carb-diet-what-to-eat-and-avoid/photostory/83840882.cms