Dieta Vegana
A dieta vegana é a forma mais extrema de uma dieta vegetariana. O veganismo rejeita o uso não só da carne animal (carne, peixe, frutos do mar...), mas também os alimentos feitos a partir dele, produtos lácteos, ovos, manteiga ou mel.
As motivações dos vegans podem ser de diferentes ordens: alimentação saudável, promover o respeito pelo meio ambiente, respeitar os direitos dos animais, promover o consumo equitativa ou observar preceitos religiosos.
Alimentos Permitidos
Os alimentos autorizados são só frutas e legumes, leguminosas (ervilha, feijão), soja, cereais (arroz, milho, trigo), oleaginosas (nozes, avelãs), as sementes e produtos fabricados a partir delas (óleos e leite vegetais, em particular).
A dieta vegan requer muita imaginação para compor pratos e menus equilibrados e é difícil de aplicar na sociedade.
Alimentos Proibidos
Não é recomendado iniciar essa dieta, sem um conhecimento básico da nutrição. Por excluir completamente alimentos animais, a dieta vegan pode levar a deficiências em proteínas, aminoácidos essenciais, vitamina B12, ferro e ácidos graxos como Omega 3. Ao proibir o consumo de produtos lácteos, que também expõe as deficiências de cálcio e vitamina D.
No entanto, é muito procurada como uma maneira de comer menos gordura saturada (gordura ruim, geralmente encontrada em carnes, frios, queijos, manteiga ...) e na comida clássica.
Emagrece Mesmo?
Por esse motivo a dieta vergana ajuda a reduzir o excesso de peso, níveis elevados de colesterol, diabetes, hipertensão e o risco de doença cardiovascular.
Outro ponto positivo: rica em fibras , proporciona saciedade e ajuda a regular o trânsito intestinal.
Como se tornar Vegan
Ser vegan, não é apenas remover as carne e produtos lácteos da alimentação, mas construir uma dieta equilibrada, na ausência destes dois grupos de alimentos. A dieta vegan é muito restritiva e deve ser seguida com cuidado, especialmente por adolescentes, como mulheres grávidas e lactantes.
Para evitar a deficiência nutricional prejudicial no corpo, é essencial estabelecer sistemas de compensação:
- Proteínas: Pode ser reposta através de soja, grão de bico, etc... mas será necessário consumir diariamente, ja que é encontrada em poucas quantidades;
- Vitamina B12: Como é totalmente ausentes nos vegetais, devemos nos concentrar em alimentos como: levedura, soja ou bebidas de arroz. E até mesmo considerar suplementação;
- Ferro: Pode ser encontrado em tofu e grãos integrais, no entanto são menos bem absorvido do que produtos de origem animal, por isso é necessário durante as refeições consumir vitamina C, que melhora a absorção e limitar o chá, que tem o efeito oposto;
- Vitamina D: Novamente, é necessária a utilização de alimentos enriquecidos ou complementar com suplementos para evitar a deficiência;
- Cálcio: Na ausência de produtos lácteos, deve optar por bebidas vegetais: leite de soja, leite de amêndoa. Água mineral e frutas e legumes que contêm cálcios (repolho, brócolis, frutas cítricas);
- Ômega 3: Óleos vegetais e frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas) devem ser consumidos regularmente, para compensar a ausência de peixes na dieta.