Dieta sanguínea
Inventada pelo naturopata americano, a dieta do tipo sanguíneo impõe um tipo de cardápio à vista do grupo sanguíneo a que se pertence. Mas essa dieta pode ser perigosa para sua saúde?
Já não podemos contar o número de dietas que prometem perda de peso garantida, rápida e duradoura. Uma delas, a dieta do tipo sanguíneo, consiste em mudar o conteúdo do prato de acordo com o tipo de sangue para perder peso: as pessoas do grupo A são incentivadas a comer mais alimentos de origem vegetal, enquanto uma dieta rica em carne é recomendado para pessoas do grupo O.
O que é a Dieta do grupo sanguíneo?
O naturopata Peter J. DAdamo, inventor da dieta do grupo sanguíneo, em 1996, publicou um best-seller no qual afirmava que nosso tipo de sangue atesta a dieta de nossos ancestrais e deve determinar a dieta a ser seguida para ter boa saúde e reduzir o risco de doenças.
Como funciona?
Segundo essa dieta, o tipo de sangue teria influência na dieta. Dr. DAdamo afirma que certas lectinas (proteínas contidas nos alimentos) são mais ou menos assimiladas pelo nosso corpo dependendo do grupo sanguíneo a que pertencemos, e por este motivo, existem alimentos: Recomendados, benéficos e proibidos.
Por exemplo, os indivíduos do grupo O digerem bem carne vermelha, enquanto os do grupo A têm dificuldade em tolerá-la. Depois de anos de pesquisa com seus pacientes e do cruzamento de informações médicas, este médico teve a brilhante ideia de desenhar 4 dietas correspondentes aos 4 grupos sanguíneos, de forma a permitir que todos conhecessem a dieta que tem mais sucesso para ele.
O que pode comer?
Isso depende do seu tipo sanguíneo. Aqui está o que DAdamo recomenda para cada tipo:
Grupo sanguíneo A: "o agrário"
- Alimentos Recomendados: vegetais, tofu, frutos do mar, cereais, legumes, frutas, peru;
- Alimentos Benéficos: azeite, frutos do mar, vegetais, abacaxi;
- Alimentos Proibidos: carne, laticínios, feijão, feijão, milho.
Grupo sanguíneo B: "o nômade"
- Alimentos Recomendados: dieta onívora balanceada: carnes, laticínios, cereais, frutas, vegetais, peixes, frutos do mar, feijões selecionados, legumes;
- Alimentos Benéficos: verduras, ovos, carne vermelha, fígado, chá de alcaçuz;
- Alimentos Proibidos: frango, milho, lentilhas, amendoim, sementes de gergelim, trigo.
Grupo sanguíneo AB: "o enigmático"
- Alimentos Recomendados: Dieta mista: peixes, laticínios, tofu, feijão, leguminosas, cereais, verduras, frutas e verduras;
- Alimentos Benéficos: tofu, frutos do mar, vegetais verdes, algas marinhas;
- Alimentos Proibidos: frango, carnes vermelhas, milho, feijão, trigo sarraceno.
Grupo sanguíneo O: "o caçador"
- Alimentos Recomendados: Alto teor de proteína: carne, peixe, vegetais, cereais, feijão, legumes limitados;
- Alimentos Benéficos: alga marinha, frutos do mar, carne vermelha, couve, espinafre, brócolis, azeite de oliva;
- Alimentos Proibidos: trigo, milho, feijão branco, lentilha, feijão, laticínios.
Esta dieta é fácil de seguir?
Esta dieta é fácil de seguir a curto prazo, mais difícil a longo prazo se o tipo de grupo sanguíneo ao qual você pertence "força" uma dieta que não é a usual. Por exemplo, as pessoas do grupo A se enquadram na dieta de grupo sanguíneo de uma dieta vegetariana: esta dieta será seguida com prazer por um vegetariano confirmado em seus gostos pessoais, mas será bem mais difícil para quem gosta de comer carne.
Benefícios de uma dieta adaptada ao seu tipo sanguíneo
Os efeitos dessa dieta ainda são objeto de rigorosos estudos para resultados definitivos. Até agora, um estudo descobriu que as pessoas que seguiram essa dieta viram seu colesterol cair significativamente. Outros afirmaram que é uma das dietas de perda de peso mais eficazes que testaram.
O que as pessoas mais precisam quando se trata de mudanças na dieta é de disciplina. Eles precisam de detalhes e instruções de uso concretos. Os livros de receitas e guias escritos por DAdamo para cada grupo são guias passo a passo que deixam pouco espaço para trapaça.
Os alimentos nesta dieta são saudáveis quando ingeridos nas quantidades certas. Qualquer alimento com pouco ou nenhum benefício nutricional não está incluído no livro. Por isso, essa mudança na dieta é benéfica para sua saúde. Você se sentirá com mais energia, saudável e melhorará sua condição física e bem-estar.
Desvantagens
O maior problema que as pessoas enfrentam com essa dieta são as restrições recomendadas para cada tipo de sangue. Alguém que costumava comer um bife todos os dias geralmente não quer se tornar um herbívoro porque pertence ao grupo A. Se seus gostos coincidirem com os alimentos a evitar, você terá problemas para segui-los.
Instruções estritas também podem privar você de nutrientes essenciais. As pessoas que precisam interromper os laticínios devem encontrar outras fontes de cálcio. Aqueles que terão que limitar o consumo de carne podem não ter as proteínas necessárias para manter seus músculos.
Antes de decidir tentar esta dieta, pondere os prós e os contras. Isso exigirá trabalho, paciência e persistência e tornará sua lista de compras mais atraente e cara. Dito isto, é também uma tendência forte e promissora no que diz respeito à melhoria da sua saúde.