Amêndoa um alimento de emagrecimento de baixa caloria?
A amêndoa e outras sementes oleaginosas não são unânimes no que diz respeito à perda de peso. Acusada de ser muito gordurosa ou muito rica em calorias, a amêndoa tende a ser injustamente posta de lado.
Como explicar que ao adicionar amêndoas à dieta habitual você não engorda? Pelo contrário, esse super alimento ajuda a emagrecer, quando consumido corretamente. Os pesquisadores acreditam que isso ocorre simplesmente porque as amêndoas proporcionam uma saciedade excelente, em parte devido ao seu alto teor de fibras e proteínas.
A amêndoa tem um perfil nutricional tão rico quanto desestabilizador. À primeira vista, é verdade que com mais de 550 kcal por 100 g é assustador. No entanto, por trás dessa alta densidade de energia, esconde-se uma densidade nutricional igualmente interessante.
Rica em ácidos graxos essenciais
A amêndoa é sobretudo constituída por lípidos, o que lhe rendeu esta má fama. No entanto, os lipídios contidos na amêndoa são de alta qualidade. Na verdade, eles são principalmente ácidos graxos monoinsaturados.
Esses ácidos graxos têm um efeito positivo na saúde do organismo, pois permitem regular o nível de colesterol no sangue, reduzindo o nível de colesterol LDL, denominado colesterol "ruim". Assim, o consumo suficiente de amêndoas pode ser benéfico na proteção do sistema cardiovascular e na garantia da função hormonal adequada.
Rico em fibras
As sementes oleaginosas, como um todo, são muito ricas em fibras alimentares. Como resultado, são alimentos sacietogênicos que ajudam a regular o apetite e controlar melhor a ingestão de alimentos. Além disso, as fibras têm um papel regulador nos níveis de lipídios e açúcar no sangue. Por fim, uma dieta rica em fibras também melhora o trânsito e previne a ocorrência de certas patologias digestivas e cardiovasculares.
Proteína de qualidade
A proteína é outro dos principais constituintes das amêndoas e este alto teor de proteína tem muitas vantagens. Em primeiro lugar, uma dieta rica em proteínas ajuda a nutrir as fibras musculares e a garantir a manutenção da massa magra.
Assim, as proteínas são ideais para garantir o desenvolvimento adequado da massa muscular e a concomitante diminuição da massa gorda.
Além disso, as proteínas têm o efeito de promover a saciedade e aumentar o gasto energético, em particular graças ao trabalho digestivo de que necessitam. Como parte da dieta, a amêndoa é, portanto, uma aliada de escolha.
Fonte inestimável de antioxidantes, vitaminas e minerais
Por fim, a amêndoa é um alimento que concentra muitas substâncias benéficas para o organismo. Em particular, é rico em antioxidantes, vitamina E, vitaminas do grupo B, magnésio, cálcio, fósforo, etc. Essa riqueza nutricional permite atender às necessidades do organismo e estimular o metabolismo. Assim, a amêndoa é particularmente interessante como parte de uma dieta variada, mas também para atletas ou como parte de uma dieta vegetariana.
O que pensar das amêndoas para perder peso?
Como acabamos de ver, a amêndoa tem muitas vantagens para a perda de peso. Integrado a uma dieta variada e com controle calórico, seu interesse é inegável. Por exemplo, é um lanche saudável ideal porque é satisfatório e nutritivo. No entanto, é fundamental controlar o consumo diário de oleaginosas.
Como consumir a amêndoa para perder peso?
Para perder peso, a amêndoa pode ser comida de várias maneiras e não apenas inteira na hora do lanche. Para consumir mais amêndoas e sementes oleaginosas diariamente, aqui estão algumas idéias de pratos em que podem ser facilmente integrados:
- Saladas;
- Iogurtes;
- Saladas de frutas;
- Doces e bolos caseiros.
Na verdade, mesmo que sejam alimentos saudáveis, são também alimentos com alta densidade energética e ricos em lipídios. Assim, o consumo excessivo pode causar dificuldade para perder peso ou até mesmo ganho de peso. Portanto, é recomendado limitar o consumo a um máximo de 30g por dia.