Jamsu Técnica de maquiagem que promete invadir o ocidente
O mercado asiático é um dos maiores consumidores de produtos de beleza, cosméticos e até cirurgias plásticas estéticas estão na lista de desejos de grande parte das orientais – como é a famosa e muito requisitada operação de ocidentalização das pálpebras.
O mercado asiático é um dos maiores consumidores de produtos de beleza, cosméticos e até cirurgias plásticas estéticas estão na lista de desejos de grande parte das orientais – como é a famosa e muito requisitada operação de ocidentalização das pálpebras, isto é, o aumento dos olhos mais apertadinhos que são a marca registrada de japoneses, chineses, coreanos e outros povos.
Entretanto, mais do que simples consumidores, os asiáticos têm se mostrado também muito bem-sucedidos na exportação da indústria da beleza ao mundo ocidental como mostra a nova técnica de maquiagem Jamsu, um sucesso que tomou o YouTube, Facebook e Instagram de muitos países como Estados Unidos e grande parte da Europa.
No Brasil, curiosamente, até o momento ainda são poucos os tutoriais ou mesmo vídeos falando do assunto, o que dá a entender que em terras tupiniquins a novidade tem demorado a engrenar no meio de youtubers ligadas às dicas de beleza.
Técnicas
A técnica, que chama a atenção pela facilidade e pelo inusitado uso que faz da água, nasceu no Japão, mas foi a partir de publicações e vídeos da Coreia do Sul que ganhou fama internacional. Jamsu ( 잠수 , que numa tradução aproximada é pode ser entendida como submergir, imergir, encharcar-se ou mergulhar), dá um aspecto de pele lisa, com vida e sem oleosidade.
Ou, como tem sido comum ler nos comentários dos vídeos que divulgam tutoriais sobre o assunto, o rosto ganha um efeito photo finish look em decorrência da forma como a água é utilizada durante a maquiagem. Outro destaque muito comentado é que isso ajuda a base não derreter e se desfazer facilmente durante o dia ou em ambientes mais quentes.
Acha que vale a pena tentar e descobrir como seu rosto ficaria com a nova mania das coreanas? Se a resposta for sim, o passo a passo abaixo explica como a técnica Jamsu pode ser usada no dia a dia:
Como Fazer
- Comece com limpando o rosto, lave-o e depois seque-o. Aqui é importante hidratar toda a face e o pescoço para que sua pele possa manter-se saudável antes mesmo de começar a aplicar a maquiagem
- Coloque o corretor, a base e o iluminador, ou seja, tudo aquilo que você já utiliza usualmente na hora de se maquiar. Tenha em mente que esta aplicação deve ser feita com produtos mais polvorosos (com mais pó do que propriamente cosméticos compactos).
- Quando estiver se maquiando, lembre-se de dar destaque às áreas tidas como pontos de foco ao se olhar o rosto, isto é, embaixo dos olhos, testa, ponta do nariz e sob os lábios.
- Cubra a base como uma camada grossa de pó matificante para deixar a pele com aquela aparência de sequinha, quase sem nenhum rastro de oleosidade.
- Encha um recipiente (em uma banheira ou mesmo uma pequena bacia, por ex.) com água fria e submerja seu rosto maquiado e permaneça assim por 30 a 35 segundos (sim! irá bater uma leve insegurança segundos antes de enfiar a cara na água e também virá aquele medo de perder todo trabalho já feito com a base no rosto... mas confie e espere para ver o resultado).
- Seque cuidadosa e calmamente o rosto com uma toalha ou uma esponja macia e vá enxugando suavemente o rosto, sem arrastar, fazendo pequenas pressões em toda a face.
- Depois disso, é só terminar a maquiagem dos olhos e bocas da forma que desejar. O interessante é que até o blush desliza mais facilmente após a secagem do rosto.
Para quem ainda está um pouco confusa ou ficou curiosa para ver como ficou o resultado de quem tentou esta inusitada experiência coreana, os vídeos abaixo mostram um pouco do processo e de como o rosto fica após a secagem da água.
Tutoriais
Aos que têm dificuldade com a língua inglesa, a dica é um dos poucos tutoriais brasileiros sobre a técnica Jamsu que pode ser visto no canal Lorrayne Mavromatis, no YouTube. Além de explicar como fazer, o tutorial ainda dá dicas de como usar maquiagens que não são à prova dágua para fazer o experimento.