Jejum intermitente 16/8 o aliado do emagrecimento para queimar gordura
Em todo o mundo, os adeptos do jejum intermitente juram pelos seus benefícios para o corpo, seja em termos de digestão, energia, efeito no sono, mas também na linha. Mas parece que para se livrar dos quilos extras, o método de jejum intermitente 16/8 é ainda mais formidável para eliminar a gordura.
Você deve está se perguntando: qual é a diferença do jejum intermitente 16/8 para o jejum comum? O objetivo deste jejum é dividir o dia em duas partes: uma grande metade de 16 horas durante as quais não comemos, mas durante as quais devemos naturalmente continuar a hidratar intensamente com água, chá de ervas ou chá ou café, mas sem açúcar ou leite, mesmo vegetal para não quebrar o jejum.
A outra parte do dia, portanto, dura 8 horas. É aquele durante o qual você pode comer fazendo duas refeições, ou até mesmo um lanche entre as duas. É esta divisão das refeições em um curto período de tempo, seguida de um longo período de jejum, que permitirá ao corpo consumir suas reservas e queimar calorias, sem no entanto encontrar-se em deficiência, pois tem contribuições regulares.
Concretamente, por exemplo, você pode comer das 6h às 14h e não jantar. Você também pode parar de comer entre 20h e 12h do dia seguinte, pulando o café da manhã. Esta segunda opção é, obviamente, a mais fácil de segurar para iniciantes, porque inclui a noite. É também aquele que mantém a vida social mais ativa. No entanto, terá menos efeito em termos de perda de peso do que o primeiro.
Como praticar?
Se o mito do jejum diz que é possível perder peso comendo tudo o que você quer nas horas livres, isso não é totalmente correto. Não, como qualquer dieta, nada é milagroso! E para ser eficaz, você terá que manter uma dieta equilibrada e variada durante os horários em que puder comer. Ou seja, você pode comer tudo sem se privar, mas sem privilegiar alimentos gordurosos e/ou açucarados para compensar a expectativa induzida pelo jejum. Da mesma forma, você deve conseguir não aumentar as rações de alimentos sob o pretexto de ter um período reduzido de tempo para se alimentar.
Para quem é recomendado?
Este tipo de dieta é particularmente recomendado para pessoas muito ativas, especialmente atletas, que procuram aumentar a sua energia diariamente, apoiar a sua prática sem se incomodar com o estômago demasiado cheio, melhorar a sua digestão... Por estas mesmas razões, 16 /8 o jejum intermitente pode ser interessante para quem deseja melhorar a digestão ou perder alguns quilos, desde que seja ativo e saudável.
Por outro lado, como todas as formas de jejum, é fortemente desencorajado para mulheres grávidas e lactantes ou qualquer pessoa que sofra de uma doença crônica (diabetes em particular) cuja dieta deve ser altamente regulada. O jejum, e em particular o jejum intermitente 16/8, também não é recomendado para pessoas com distúrbios alimentares , nas quais pode causar perturbações adicionais ou reacender falhas. Em todos os casos, esta dieta deve ser feita com acompanhamento médico de um médico-nutricionista ou do seu médico.
Você pode praticar o jejum intermitente 16/8 a longo prazo?
Quando você inicia o jejum intermitente, o ideal é mantê-lo por toda a vida para manter a forma. De fato, o corpo se acostuma com esse tipo de funcionamento depois de algumas semanas nesse ritmo, adaptando-se aos ritmos circadianos e os hormônios são regulados. Mudar seus hábitos só perturbaria o organismo. Claro, é possível abrir exceções nas férias com a família, no hotel para desfrutar de um delicioso café da manhã sem consequências.