Spirulina para que serve
A spirulina é uma alga, primeiramente falando, pois as pessoas fazem uso desta e não sabem nem a origem do alimento. Muito rica em proteínas e pobre em gorduras, principalmente o colesterol. Ela atua diretamente no processo de emagrecimento, é um alimento com baixas calorias.
Ela atua controlando a curva glicêmica e diminuindo o armazenamento de gordura, pelo alto teor de cromo que esta possui. Ajuda a reduzir o colesterol LDL, atua reajustando os níveis de ferro.
Talvez, a olho nu não a spirulina pareça muito tentadora, pois possui um aroma muito peculiar e um tom verde intenso característico. Porém, para além de seu aspecto um tanto quanto estranho ou pouco familiar para a maioria das pessoas, a spirulina é considerada um superalimento, capaz de oferecer uma incrível variedade de nutrientes ao nosso organismo.
O que a OMS diz sobre o consumo da Spirulina
Por isso, tanto a OMS (Organização Mundial da Saúde), quanto a ONU (Organização das Nações Unidas) recomendaram a incorporação da spirulina em nossa alimentação diária como um complemento alimentício. Se isso te parecer pouco, a NASA incluiu o item na alimentação de seus astronautas durante suas missões ao espaço, o que nos dá uma ideia do alto valor nutricional deste produto natural.
Este alimento tão saudável é consumido com frequência também por atletas que participam de altas competições para melhorar sua performance, pois já foi comprovado que ajuda a reduzir o tempo de recuperação e a fortalecer as defesas do corpo. Se você quiser desfrutar do privilégio de consumi-la, encontre a seguir mais razões para fazê-lo.
Entre as muitas variedades de espirulina, as espécies mais comumente estudadas são Spirulina platensis ( Arthrospora platensis ), Spirulina maxima ( Arthrospora maxima ) e Spirulina fusiformis ( Arthrospora fusiformis ). A espirulina é composta por vários antioxidantes, incluindo beta-caroteno, ficocianina, tocoferóis, micronutrientes, ácidos graxos poliinsaturados, particularmente ácido gama-linolênico e compostos fenólicos.
Como tomar Spirulina
A Spirulina é um alimento fonte de proteínas de alto valor biológico, rica em aminoácidos essenciais e por isso é indicada seu consumo, já que a mesma é pobre em lipídios. Vale lembrar que as proteínas possuem 4kcal por grama e os lipídios 9 kcal por grama. Por isso estes devem ser diminuídos, mas não eliminados da dieta, pois mesmo assim eles possuem seu papel no bom funcionamento do organismo.
Como pode perceber os benefícios da spirulina para emagrecer são incontáveis e devem ser usufruídos, pois não prejudicam a saúde.
Referências Bibliográficas
- http://ntrs.nasa.gov/archive/nasa/casi.ntrs.nasa.gov/19890016190.pdf
- https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/NewsArticles/PMC7061888/
- https://dieta-10.com/spirulina-10-beneficios-para-a-saude