Pipoca na dieta como fazer para mantê-la saudável
Rica em fibras, antioxidantes e baixa em calorias, a pipoca é um lanche saudável, recomendado como parte de uma dieta alimentar. Desde que preparado em casa, sem sal, sem manteiga e aromatizado com moderação.
Por incrível que pareça a pipoca é um lanche de baixa caloria. Na verdade, 100 gramas de pipoca representam uma tigela grande e tem apenas 365 calorias. Grão a grão, a pipoca come-se devagar. Portanto, é possível atingir o limite da saciedade com bastante rapidez. Portanto, pode ser considerado um lanche interessante como parte de uma dieta para emagrecer.
As pipocas são ricas em fibra
O milho é um grão inteiro não processado. Como é um todo, fornece uma interessante concentração de fibra. 100 gramas de pipocas contêm 13 gramas de fibra, que se concentra principalmente na casca que a envolve (aquela que fica presa nos dentes!).
Essencial para a saúde, as fibras permitem um bom trânsito intestinal, regulação do açúcar no sangue e diminuição dos níveis de colesterol ruim. Também limitam o armazenamento do excesso de açúcar na forma de gordura no corpo. São, portanto, aliados das dietas de emagrecimento.
Rica em antioxidantes
Uma porção de pipoca simples contém 300 mg de polifenóis, o que é o dobro de uma porção de fruta, de acordo com os resultados de um estudo da Universidade de Scranton, na Pensilvânia (Estados Unidos). Esses antioxidantes que protegem as células de danos também estão concentrados na casca do milho.
Mas atenção, esse efeito benéfico para a saúde só é percebido quando os grãos são inflados simples, sem gordura, salgados ou moderadamente adoçados.
Como fazer pipoca saudável
Se gosta de pipoca doce, substitua o açúcar branco refinado de baixo teor nutritivo pelo açúcar integral, "rapadura" ou "muscovado", feito do caldo da cana-de-açúcar. Contém minerais (potássio, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, ferro, cobre, zinco, manganês, flúor, etc.), vitaminas (principalmente A e B) e aminoácidos presentes na cana-de-açúcar. Evidentemente, evitamos a cobertura de caramelo.
Se você gosta de pipoca salgada, opte por um sal "sem muito sódio" composto, na maioria das vezes, por 50% de sódio e 50% de potássio e cálcio.
Se gosta de manteiga, passe uma fina camada de manteiga e escolha esta opção para ocasiões especiais!
E, claro, evitamos as pipocas vendidas no cinema e preparações industriais, muito gordurosas, doces ou salgadas.
Pipoca com especiarias
Doce, salgada, amanteigada mas também picante, a pipoca acompanha muito bem a pimenta malagueta, açafrão, cominho, curry e ervas aromáticas. Podemos, portanto, variar os prazeres e ocasiões para comê-lo. Substituirá batatas fritas e amendoins como aperitivo e pode servir como lanche. Sem glúten, é adequado para pessoas com intolerância e quem sofre de doença celíaca.