Wiki da Saúde

Kombucha: Chá detox para emagrecer, benefícios e contra-indicações

Kombucha: chá detox para emagrecer, benefícios e contra-indicações

kombucha, quais, ajuda, preparar, medicina, tomar, melhor, pode, natural, emagrecer, fazer, erva, tipos, aborto, bom, receita, caseiro, dor, planta, sobre, serve, combate, diminuir, cura
kombucha

Você já ouviu falar do Kombucha, um chá para desintoxicação eficaz para emagrecer? Nativo da China e com a tradição histórica extraordinariamente longa e fascinante, o chá Kombucha sempre foi considerado um elixir de vida e bem-estar.

A bebida semelhante ao chá, cria um equilíbrio entre o estômago e baço, com um efeito, quase milagroso na digestão. Por isso, e mais uma lista interminável de outras propriedades benéficas, que alcançou um grande sucesso.

Não só nas terras orientais, mas também na Europa e nos Estados Unidos, onde é particularmente apreciado por estrelas e celebridades, e considerado como um verdadeiro aliado para perda de peso.

Kombucha o que é?

O Kombuchá é uma bebida fermentada feita a partir de chá verde ou preto e uma cultura de bactérias e leveduras. Seu sabor é diferente dependendo da fermentação e da quantidade dos outros ingredientes.

O Kombucha é uma bebida rica em nutrientes porque é um alimento com uma cultura bacteriana ativa, semelhantes aos encontrados no iogurte. Traz ao organismo uma dose adequada e equilibrada de probióticos, vitaminas do complexo B e aminoácidos.

Além de ser conhecido como uma bebida alternativa para o chá detox ou chá de ervas. O kombucha também pode ser usado como ingrediente para sucos, doces, compotas e diversas receitas. Na culinária chinesa ele é acrescentado em vários pratos para se fazer uso de todas as suas propriedades benéficas.

Kombucha como fazer?

Algumas pessoas tentam preparar o Kombucha em casa. Mas quando a fermentação é realizada em casa, os perigos do consumo são reais. A bebida pode ser contaminada com outros microrganismos, ocorrendo infecções que podem por vezes ser fatal.

O melhor mesmo é comprar a bebida pronta, onde sua produção é feita sob controle, em perfeita higiene e temperatura necessária para obter um Kombucha saudável e seguro para saúde.

Benefícios e contra-indicações do Kombucha

Graças às substâncias presentes, o Kombucha se transformou em um aliado valioso para o emagrecimento. Especialistas dizem que, para aproveitar os benefícios da perda de peso, você deve beber dois ou três copos por dia da bebida.

Combinado com uma dieta saudável e equilibrada e, claro, com exercício fisico regular. Assim como outras bebidas de desintoxicação, favoritas das celebridades, o Kombucha não é milagroso, mas torna-se um ingrediente valioso para ser consumido com frequência.

Porque ele estimula, ativa e desperta o seu metabolismo, tonifica a tecido muscular e reduz a acumulação de gordura, especialmente no abdómen.

Também proporciona uma limpeza natural no organismo, porque melhora a flora intestinal devido às suas propriedades probióticas. Seus principais benefícios são:

  • Aumenta a energia;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Ajuda a desintoxicar o corpo;
  • Ajuda a digestão e equilibra a flora intestinal;
  • Ajuda a combater o stress;
  • Além disso, melhora a condição da pele.

Por último, o Kombucha é um aliado precioso para a luta contra a retenção de líquidos e a aparência da celulite, porque promove a circulação sanguínea, estimula a produção de urina e é altamente diurético.

O Kombucha não deve ser consumido por mulheres grávidas ou lactantes, crianças e pessoas com imunidade enfraquecida.

E quais são seus efeitos colaterais?

Embora seja um ingrediente natural, você deve sempre consultar o seu médico para saber se a ingestão de Kombucha pode ser adaptado ou comprometer a sua saúde. Em alguns casos ele pode causar tais efeitos colaterais:

  • Envenenamento por fungos;
  • Alergias;
  • Acidose;
  • Náuseas;
  • Vómitos;
  • Distúrbios hepáticos e renais;
  • Erupções cutâneas.

A maior parte dos riscos que podem surgir durante o consumo do kombucha são facilmente evitável durante a preparação da bebida. Basta respeitar as condições de higiene, usando nenhum metal durante a fermentação ou processamento, e pela utilização de um recipiente de vidro.

É também necessário respeitar a quantidade de consumo para controlar a acidez da bebida, e consumi-lo progressivamente e em pequenas porções.