Dieta do Índice Glicêmico
Dieta do índice glicêmico emagrece porque em vez de contar calorias, o método calcula a quantidade de glicose que vai parar no sangue após a digestão. Segundo especialistas é uma das dietas mais equilibradas e faz com que a insulina seja utilizada mais eficientemente pelo organismo.
Como Funciona
Dieta do índice glicêmico funciona indicando a velocidade com que os carboidratos são digeridos e transformados em açúcar, quando o nível de açúcar se eleva excessivamente, o organismo cria uma tendência para armazenar gordura, principalmente na região abdominal, por isso a dieta é indicada para diminuir a gordura abdominal.
Alimentos Permitidos
Dieta do índice glicêmico dos alimentos funciona da seguinte maneira, quando consumimos alimentos com alto índice glicêmico, o corpo rapidamente solicita outro pico de glicose, consequentemente aumenta cada vez mais a fome, favorecendo assim o aumento de peso.
Cardápio
Dieta do índice glicêmico cardápio elaborado para não elevar o IG associado a atividades físicas saudáveis é a combinação perfeita para acelerar o emagrecimento. Uma caminhada três vezes por semana durante 40 minutos, já é suficiente para queimar os estoque de gordura. Meia hora antes de se exercitar, faça um lanche de baixo IG e não deixe de beber dois litros de água por dia.
- As fibras são nutrientes indispensáveis para baixar a carga glicêmica de uma refeição.
- Troque a farinha branca (ou parte dela) por farelos e sementes.
- Prefira as fruta e evite o açúcar.
- Se for comer massas dê preferência as integrais.
- Entre todas as batatas opte pela batata doce é uma opção com o IG mais baixo.
- Evite a bebida alcoólica ou só tome uma vez por semana, pois seu alto índice glicêmico aumenta a circunferência abdominal.
- Troque os cereais matinais por aveia em flocos e farelos que têm IG mais baixo.
- A maior parte das frutas estão liberadas, mas algumas tem IG mais elevado, como por exemplo a manga, mamão e abacaxi, estas devem ser consumidas com moderação.
Tabela
Dieta do índice glicêmico tabela de alimentos que podem ou não ser consumido durante o programa alimentar para reduzir o IG. São considerados saudáveis os alimentos com IG de 55 (frutas e legumes), os de índice médio ficam entre 56 e 69 (cereais matinais), e os de alto índice têm mais que 70.
Alimentos com baixo índice glicêmico
- Abacate, ameixa vermelha
- Carambola, cereja
- Damasco fresco ou seco
- Figo
- Abobrinha, acelga, agrião, aipo, alface, alho, alho poró
- Berinjela, beterraba, brócolis, broto de alfafa, broto de bambu
- Caruru, cebola, cebolinha, cenoura crua, chicória, coentro
- Endívia, ervilha em vagem, espinafre
- Palmito, pepino, pimentão
- Feijão
- Lentilha
- Ervilha
- Grão de bico
Alimentos com alto índice glicêmico
- Macarrão
- Pão, panqueca
- Bolos,bolachas
- Arroz (o integral é liberado)
- Batata
- Milho
- Abacaxi
- Banana
- Mamão, manga, melancia
- Uva, uva passa