Dieta para Gastrite Nervosa

A dieta para gastrite nervosa é indicada para quem sofre com este problema intestinal. Gastrite nada mais é que uma inflamação no revestimento do estômago, causando assim diversos efeitos como náuseas, perda de apetite, vômito e geralmente uma dor na parte superior da barriga.

Imagem ilustrativa de dieta para gastrite nervosa

A gastrite é um mal extremamente desconfortável que faz parte da vida de muitos brasileiros atualmente. Entretanto, existem diversas maneiras de evitar a gastrite de forma saudável, sendo a mais indicada pelos médicos e profissionais da saúde a dieta regulada. Por ser um problema geralmente ocasionado pela alimentação desregulada uma dieta se faz imprescindível para o controle da gastrite.

Como Fazer

Primeiramente faz-se necessário evitar determinados alimentos. Café, chocolate, refrigerantes, chás (preto, mate, hortelã, menta) se tornam grandes vilões de um estômago fragilizado, devendo ser evitados pelas pessoas que sofrem de algum tipo de gastrite.

Frituras e gorduras também devem ser evitados (mesmo os de origem vegetal), assim como frutas cítricas ou ácidas como laranja, limão, tangerina, abacaxi, maracujá, entre outras.

Massas e doces também devem ser evitados pela quantidade de carboidratos existente nos mesmos, podendo desencadear efeitos desconfortáveis.

Temperos Fortes

Temperos fortes, embutidos (salsicha, linguiça, entre outros) e alimentos indigestos como pepino, tomate e melancia também devem ser evitados pelo longo tempo dispendido pelo sistema estomacal para dissolver os mesmos.

Bebidas alcoólicas também deve ser evitadas fatídica e permanentemente.

Alguns alimentos contra gastrite podem ajudar no tratamento: Leite, chás, sopas magras, carnes moídas, ovos, macarrão, arroz são exemplos de alimentos permitidos contra gastrite.

Alimentos Permitidos

A dieta para gastrite é basicamente evitar os alimentos que agravam a doença, ao mesmo tempo que inclui alimentos que melhoram os sintomas.

  • Tome ao menos dois copos de leite por dia: O leite ajuda a acelerar a fermentação do suco gástrico, auxilando no metabolismo e evitando pequenas infecções que podem desencadear a gastrite. é possível adicionar frutas como morango, banana, côco e outros ingredientes cereais e sementes ao leite.
  • Mastigar bem os alimentos e comer devagar é imprescindível.
  • Frutas e suco de frutas como morango, maçã, pêra, pêssego, banana, ameixa, cajú, caqui, goiaba, entre outras também são bem vindas.
  • Dê preferência carnes magras: grelhadas, na chapa, assadas ou cozidas. Dê também preferência a queijos e derivados magros, ricota e requeijão light.
  • O feijão e arroz convencional também é aceito. Verduras, legumes e grãos também são altamente recomendados.

Lembre-se, o resultado no tratamento da gastrite geralmente é satisfatório se obedecidas as recomendações.